domingo, 2 de agosto de 2020

Cientistas descobrem origem de pedras de Stonehenge

Cientistas conseguiram descobrir a origem das pedras sarsens de Stonehenge, um dos monumentos mais famosos e misteriosos do mundo, que fica localizado no Reino Unido.

Stonehenge, no Reino Unido/Reprodução
Stonehenge, no Reino Unido/Reprodução

A descoberto foi feita após a pedra que formavam o núcleo de Stonehenge ser devolvida. A pedra de 1 metro de comprimento foi retirada do monumento em 1958, com o objetivo de ser analisada, e desde estão era dada como desparecida. Felizmente a pedra foi devolvida por Robert Phillips, que trabalhou nas escavações do local.


A pedra foi comparada com estudos geoquímicos de megalíticos verticais que pertencem a Stonehenge. A partir disso, foi possível determinar que as sarsens foram retiradas de uma região a 25 km ao norte do monumento, próximo da cidade Marlborough.

. Cientistas encontram monumento neolítico próximo a Stonehenge
Arqueólogos descobrem ferramentas com mais de 30 mil anos de idade
Cientistas recriam rosto de homem da Idade das Pedras

Segundo cientistas, Stonehenge possui rochas do tipo bluestones e as sarsens. As bluestone são as menores de Stonehenge e sua origem é de Colinas Preseli. As sarsens são blocos de arenitos, rochas que podem chegar a medir até 7 metros de altura e pesar aproximadamente 20 toneladas, que, até então, não tinham sua origem revelada.


Pedra sendo removidas de Stonehenge em 1958/Reprodução
Pedra sendo removidas de Stonehenge em 1958/Reprodução

De acordo com a BBC, os pesquisadores realizaram testes de fluorescência de raios-x de todos as sarsens restantes em Stonehenge, que revelaram a maioria têm uma química igual e vieram do mesmo local.


"Embora suspeitássemos que o sarsens de Stonehenge viesse de Marlborough Downs, não sabíamos ao certo, e com áreas de sarsens em Wiltshire, as pedras poderiam ter vindo de qualquer lugar", disse Susan Greaney, da English Heritage.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only