quinta-feira, 2 de julho de 2020

O asteroide que a NASA tentará desviar em sua primeira missão de defesa planetária

A NASA está se preparando para desviar um asteroide em sua primeira missão de defesa planetária. De acordo com a agência espacial americana, a cada 10 mil anos, um asteroide com mais de 100 metros pode atingir a Terra.

Ilustração da nave DART perto dos asteroides Dimorphos e Didymos/NASA/Reprodução
Ilustração da nave DART perto dos asteroides Dimorphos e Didymos/NASA/Reprodução

A NASA e a Agência Espacial Europeia trabalharam juntos na missão DART, siglas em inglês para Teste de Redirecionamento Duplo de Asteroides, que está programada para acontecer no segundo semestre de 2022, na qual tentarão desviar o asteroide, Dimorphos que estará cerca de 11 milhões de quilômetros de distância da Terra.

Para mudar a trajetória do asteroide, a espaçonave DART irá colidir com o Dimorphos.

"O que queremos é alterar a velocidade do objeto em talvez um centímetro por segundo. Isso não é muito, mas pensando na Terra, isso seria suficiente para desviar seu curso e evitar colisões", explica o astrônomo Andy Rivkin, um dos líderes de missão, no portal DART.

NASA divulga vídeo compilado com uma década de milhões de fotos do Sol 
Música é criada a partir de ondas acústicas de estrelas
Simulações da NASA mostram como seria ver o pôr do sol em outros planetas

O asteroide Dimorphos gira em torno de outro asteroide chamado Didymos. O Dimorphos tem um diâmetro de 160 metros. Já o Didymos, tem um diâmetro de 780 metros.

A nova missão espacial parece um pouco assustadora, mas não há com o que se preocupar. De acordo com a NASA, um objeto é considerado potencialmente perigoso se orbitar 7,5 milhões de km da Terra e tiver mais de 140 km de diâmetro. A NASA garante que não há risco de algum asteroide atingir a Terra nos próximos 100 anos

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only