segunda-feira, 20 de julho de 2020

NASA divulga nova data de lançamento do telescópio espacial James Webb

Na última quinta feira (16/7), a NASA anuncio que o lançamento do telescópio James Webb foi adiado mais uma vez. Programado para decolocar em março de 2021, agora, o lançamento do telescópio está marcado para o dia 31 de outubro de 2021, no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. O James Webb substituirá o telescópio Hubble. 

Representação gráfica do telescópio James Webb/Reprodução

De acordo com a NASA, um dos principais motivos do adiamento tem a ver com a pandemia do COVID-19. Por conta da exigência do distanciamento social, os profissionais envolvidos no projeto espacial tiveram menos tempo para poderem trabalhar. Além disso, também foi relatado alguns desafios técnicos para finalizarem o projeto.

Viagem para Marte pode ter sobrevoo em Vênus
Cientistas detectam brilho verde na atmosfera de Marte
Sede da NASA terá nome de sua primeira engenheira negra

"O Webb é o observatório espacial mais complexo do mundo e nossa principal prioridade científica, e trabalhamos duro para manter o progresso em andamento durante a pandemia. A equipe continua focada em alcançar marcos e chegar às soluções técnicas que nos levarão até essa nova data de lançamento no próximo ano", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA.


Telescopio James Webb/NASA/Reprodução
Telescopio James Webb/NASA/Reprodução

De acordo com cientistas, o telescópio será capaz de detectar qualquer galáxia no universo e o Miri, um dos quatro principais detectores do James Webb, nos permitirá olhar para o passado, para centenas de milhões de anos após o Big Bang, que teria ocorrido há mais de 13,5 bilhões de anos.


Inicialmente, o custo do projeto estava em torno de 4,5 bilhões de dólares, mas devido a problemas com a Northrop Grumman, principal fabricante, o valor passou para 9,8 bilhões de dólares. O novo telescópio da NASA foi batizado em homagem a James Edwin Webb, líder do programa Apollo.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only