sexta-feira, 17 de julho de 2020

Google lança ferramenta que traduz hieróglifos

Agora ficou mais fácil descobrir o significado daqueles históricos hieróglifos egípcios que nos fascinam. Em comemoração aos 221 anos anos da descoberta da Pedra de Roseta, o Google lançou uma ferramenta para traduzir a emblemática escrita egípcia. 

Hieróglifos Egípcios/Reprodução
Hieróglifos Egípcios/Reprodução

A ferramenta de tradução Fabricius faz parte do Google Arts & Culture, plataforma que permite visitar virtualmente diversos museus espalhados pelo mundo, e permitirá que as pessoas conheçam mais sobre as maravilhas do Egito antigo, como o icônico rei Tutancâmon, as Pirâmides de Gizé e o Livro dos Mortos.

Google possibilita ver pinturas rupestres em realidade virtual 
Visite o Palácio de Versalhes sem sair de casa
Arqueólogos encontram múmia egípcia de 3 mil anos com mais de 30 tatuagens

De acordo com o próprio Google, o Fabricius é a primeira ferramenta digital de estudo de hieróglifos lançada em open source e foi criado em parceria com o Centro Australiano de Egiptologia da Macquarie University, a Psycle Interactive e egiptólogos do mundo inteiro.

O Fabricius está disponível em inglês e árabe. O nome da ferramenta é uma homenagem ao alemão Georg Fabricius, pai da epigrafia. 

Para a cessar o Fabricius, basta clicar aqui.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only