quarta-feira, 1 de julho de 2020

Cientistas recriam rosto de homem da Idade das Pedras

Graças a tecnologia, hoje podemos ter um entediamento muito melhor de como era o passado na Terra e também como eram fisicamente os antigos humanos que habitaram o planeta.

Rosto de homem da Idade das Pedras recriado digitalmente/Oscar Nilsson/Repodução
Rosto de homem da Idade das Pedras recriado digitalmente/Oscar Nilsson/Repodução

Em 2012, arqueólogos suécos encontraram um cemitério de pessoas que viveram a mais de oito mil anos atrás. Entre os achados estava onze crânios, sendo dez de adultos e um de criança. A partir de pesquisas, foi comprovado que os crânios eram da Idade das Pedras.

. Cientistas recriam a voz de múmia egípcia de 3 mil anos
. Encontrados mais de mil artefatos vikings na Noruega
Crânio encontrado sem a mandíbula/Oscar Nilsson/Reprodução
Crânio encontrado sem a mandíbula/Oscar Nilsson/Reprodução

Com um dos crânios, o artista forense Oscar Nilsson pode fazer uma tomografia computatorizada para em seguida escaneá-lo. Em entrevista à Live Science, Nilsson revelou que a primeira coisas a se resolver para criar o rosto digital foi definir como seria mandíbula do crânio, já que foi encontrado sem essa parte da face. 

O resultado final do trabalho tem detalhes inspirados no local onde o crânio foi encontrado e, também, a partir da cultura que se acredita ser da época. Dessa forma, o homem de uma cicatriz na cabeça, pinturas de giz branco no peito, roupa de javali e o cabelo preso em um rabo de cavalo.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only