domingo, 24 de maio de 2020

Cientistas estão desenvolvendo reator nuclear com impressão 3D

As impressoras 3D inovaram e mudaram completamente a forma de criar diversos objetos. No inicio, as impressoras 3D era capazes de imprimir apenas objetos simples, mas com o passar do tempo elas se modernizaram e estão sendo capazes de produzirem equipamentos muito mais complexos.

Reprodução
Reprodução

Uma equipe de engenheiros e físicos nucleares do Laboratória Nacional Oak Ridge, nos Estados Unidos, projetaram e construíram os componentes de um reator nuclear resfriado a gás, que será o primeiro a usar um núcleo impresso em uma impressora 3D. O reator está prevista para entrar em operação em 2023.

"O que estamos fazendo é tentar descobrir uma maneira mais rápida de construir um sistema nuclear que tenha desempenho superior. O objetivo é mudar fundamentalmente a maneira como fazemos nuclear", disse Kurt Terrani, que é diretor técnico do programa Oak Ridge Transformational Challenge Reactor, em entrevista ao Wired.

Os cientistas nucleares ainda estão presos em modelos antigos de construção de reatores que eram inovadores nas décadas de 50 e 60. A possibilidade de criar reatores em impressoras 3D tornaria a produção mais rápida e com menos gastos. O modelo atual de construção de reatores é muito caro e leva muito tempo para ser concluido, tanto que nos último 20 anos os Estados Unidos só construiu uma nova usina nuclear.

. Nova bateria da Tesla tornará os carros elétricos mais baratos

"Normalmente, esse processo pode levar décadas e milhões ou bilhões de dólares", disse Nicholas Brown, engenheiro nuclear da Universidade do Tennessee, Knoxville, sobre a construção de um núcleo com base no modelos antigos.

Kurt Terrani espera que outras tecnologias sejam adotadas na indústria nuclear, como a inteligência artificial, pois a novas tecnologias podem fazer a indústria evoluir muito mais rápido.

"A energia nuclear não pode ser a única indústria que não adota novas tecnologias. Queremos abrir as comportas e ver energia nuclear avançada neste país", disse Terrani.

A impressora 3D pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, e todas as áreas em que a impressora pode atuar deveriam olhar com mais atenção a essa incrível tecnologia e outras que estão revolucionando o modo como fazemos as coisas.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only