sábado, 30 de maio de 2020

Brasil pode fazer lançamento espacial em 2021

No mês de maio, a Força Aérea Brasileiro (FAB) fechou um acordo para que a Agência Espacial Brasil (AEB) negociasse com as empresas que gostariam de fazer lançamentos espaçais em Alcântara. 

Centro Espacial Alcântara/Reprodução
Centro Espacial Alcântara/Reprodução

A AEB anunciou no último dia 25 de maio que recebeu dez ofertas de possíveis candidatos para operarem o Centro Espacial Alcântara (CEA), no Maranhão.

"Existem no mundo hoje, entre pequenas e grandes com foco de atuação em pequenos lançadores, cerca de 100 empresas. No momento temos uma dezena de potenciais candidatas a operar em Alcântara", disse a Agência Espacial Brasil em comunicado.

A ideia da FAB é que a partir de 2021 já aconteça o lançamento no CEAO Centro Espacial Alcântara está capacitada para o lançamento de pequenos satélites a uma altura de até 600 km. Além disso, o CEA já está equipado com radares, aparelhos de meteorologia, entre outras tecnologias. 

Cientistas finalizam mapeamento da superfície da Lua após décadas de trabalho
NASA pode usar energia nuclear para missão em Marte
Vídeo mostra como seriam os foguetes se eles fossem transparentes


Inicialmente a CEA precisaria se concentrar e se consolidar com lançamentos pequenos para em seguida começarem os trabalhos com projetos maiores. 

O local possuí diversos benefícios naturais para os lançamentos, além de ter uma extensa área que possibilita a atualização e a construção de novos pontos para lançamentos melhores e mais seguros.

Um dos problemas que pode ser enfrentado para a ampliação do CEA é o fato da região ter a maior área quilombola de Alcântara, o que poderia culminar na retirada de moradores dos arredores. Em abril do ano passado, os quilombolas da região foram até a Organização Internacional do Trabalho para se queixarem dos planos de expansão do centro Alcântara.

Em março de 2019, um acordo foi assinado entre Brasil e Estados Unidos, o que permitirá aos norte-americanos lançarem foguetes e satélites do Centro Espacial Alcântara

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only