terça-feira, 16 de junho de 2020

Astrônomos utilizam mosaico para fazer uma incrível foto de Júpiter

Astrônomos conseguiram criar uma incrível foto do planeta Jupiter, utilizando o telescópio Gemini North, localizado no Havaí. A imagem nos dá uma ideia melhor do movimento atmosféricos do planeta.

Jupiter/NASA/Reprodução
Jupiter/NASA/Reprodução

Para criar a imagem, foi utilizada a técnica Lucky Imaging, que consiste na compilação de várias imagens tiradas com uma câmera de alta velocidade. Com o agrupamento das fotos, um mosaico é criado dando mais nitidez a imagem.

. Cientistas estudarão rastro de cometa desintegrado em Marte
Veja uma foto incrivelmente detalhada das crateras da Lua
. Veja o que o telescópio Hubble viu no dia do seu aniversário

Confira a imagem que é uma das melhores já feitas de Jupiter:


Imagem de Jupiter feita com a técnica Lucky Imaging/Reprodução
Imagem de Jupiter feita com a técnica Lucky Imaging/Reprodução

Em entrevista a CNN, Michael Wong, cientista da Universidade de Berkelye, que comandou o estudo disse:

"Os cientistas estão registrando a luz porque ela é um indicador da convexão atmosféricas, o turbulento processo que leva o calor de Júpiter para o topo de sua atmosfera, deixando o calor visível no topo. Pesquisas contínuas sobre as origens do calor vão nos ajudar a compreender como os movimentos atmosféricos do planeta são parecidos ou diferentes dos que acontecem aqui na Terra".

O contraste entre luz e sombra são as densas nuvens de gás que estão presentes em Jupiter. O planeta possui uma gravidade 2,5 vezes maior que a da Terra, além de ser onze vez maior que ela.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only