quinta-feira, 23 de abril de 2020

Pássaro é capaz de voar por incríveis 10 meses sem pousar

Quando pensámos em aves fortes e rápidas logo vem a mente as águias, falcões e gaviões, mais em uma prova de resistência o andorinhão-preto (Apus apus) venceria no quesito voo. 

Andorinhão-Preto/Reprodução
Andorinhão-Preto/Reprodução

Cientistas do Departamento de Biologia da Universidade de Lund, na Suécia, estudaram o comportamento das aves e chegaram a conclusão de que o andorinhão-preto é a ave que consegue passar mais tempo em voo, podendo chegar a 10 meses voando direto sem parar. 

Os pesquisadores colocaram pequenas mochilas com um dispositivo que indicava quando a ave estava voando ou não. Esse é o maior tempo de voo entre as aves conhecidas do mundo. A pesquisa foi publicada na Current Biology.

Muitas condições contribuem para o incrível feito do andorinhão-preto, como por exemplo o fato dele poder se alimentar enquanto voa, já que a base da sua alimentação consiste em insetos que podem ser capturados durante o voo, além disso, os cientistas acreditam que essas aves conseguem tirar uma soneca durante o voo, quando atingem grandes altitudes, isso evitaria que elas precisam pousar e ficassem mais protegidas de possíveis predadores.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only