quinta-feira, 30 de abril de 2020

Hubble registra momento em que o cometa Atlas se despedaça na órbita de Marte

O telescópio Hubble conseguiu registra o incrível momento em que o cometa Atlas (C/2019 Y4) se despedaçou enquanto viajava pelo espaço.

Cometa Atlas/Reprodução
Cometa Atlas/Reprodução

O cometa Atlas foi descoberto recentemente, em dezembro de 2019, pelo Sistema de Alerta Terrestre de Impacto de Asteroide (Atlas), que fica no estado do Havaí, nos Estados Unidos. 

Durante sua viagem pelo espaço, o Atlas foi perdendo brilho, fazendo os cientistas pensarem que o seu núcleo de gelo estava se quebrando. Com as observações do Hubble, os astrônomos puderam concluir que de fato o cometa estava se despedaçando.

Cometa com cauda de 17 milhões de quilômetros poderá ser visto a olho nu
Cientistas podem ter descoberto o buraco negro mais próximo da Terra
. Cientistas finalizam mapeamento da superfície da Lua após décadas de trabalho

Hubble registra cometa Atlas se despedaçando na órbita de Marte/NASA/Reprodução
Hubble registra cometa Atlas se despedaçando na órbita de Marte/NASA/Reprodução

O fenômeno aconteceu de uma forma muito rápida, dificultando a identificação da causa. Uma das hipóteses é que o núcleo se despedaçou devido ao vapor que sai quando o gelo evapora.

Os últimos registros feitos pelo telescópio Hubble mostravam que o cometa Atlas estava orbitando Marte a um distância de 145 milhões de quilômetros do planeta Terra.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only