quinta-feira, 30 de abril de 2020

Destroços em Pompeia indicam que romanos reciclavam lixo

Roma foi pouco de grandes inovações, e destroços encontrados por arqueólogos indicam que os habitantes de lá faziam uso da técnica de reciclagem.

Pompeia/Reprodução
Pompeia/Reprodução

Arqueólogos da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, analisaram grandes quantidades de pilhas de destroços e lixos nos muros de Pompeia. Antes, os pesquisadores acreditavam que tudo isso era resultado do terremoto que atingiu a cidade há 62 d.C.

Cientistas recriam a voz de múmia egípcia de 3 mil anos
. Encontrados mais de mil artefatos vikings na Noruega
. Arqueólogos descobrem antiga área de culto no Iraque

De acordo com os pesquisadores, esses montes de destroços e lixos eram feitos pelos próprios habitantes da cidade para que fossem vendidos e reutilizados em construções. Os materiais mais utilizadas eram pedaços de ladrilhos e ânforas quebradas. Esses materiais foram muito utilizados como base de várias construções da época.

Alisson Emmerson, arqueólogo líder das pesquisas, deu uma entrevista para o jornal de The Guardian, da Inglaterra, e falou sobre o achado.

"Descobrimos que parte da cidade foi construída com lixo. As pilhas de lixo do lado de fora dos muros não eram de materiais para serem jogados fora. Elas estavam ao lado das paredes sendo coletadas e classificadas para serem revendidas para dentro dos muros da cidade".

Os pesquisadores analisaram o solo e identificaram que partes eram arenosos, enquanto outros tinham materiais mais orgânicos. A diferença no solo permite descobrir se o lixo foi feito no próprio local ou se foi trazido de outros lugares para serem reutilizados.

Pompeia é um grande sítio arqueológico localizado na região de Campânia, no sul da Itália. A cidade romana foi arrasada após a erupção do Monte Vesúvio, em 62 d.C. Pompeia é patrimônio mundial desde 1997.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only