quarta-feira, 18 de março de 2020

Saiba o que é o Gato de Schrödinger

O mundo animal é incrível e consegue nos surpreender a todo mundo, mas já imaginou um animal estar vivo e morto ao mesmo tempo? Pois bem, através da incrível e maravilhosa mecânica quântica, o físico austríaco Erwin Schrödinger, um dos maiores cientistas do século XX, criou a surpreendente teoria do Gato de Schrödinger, em 1935.

Arte baseada na teoria de o Gato de Schrodinger/Reprodução
Arte baseada na teoria de o Gato de Schrodinger/Reprodução

Primeiramente, uma rápida definição de mecânica quântica: O estudo dos sistemas físicos na qual suas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica, como moléculas, átomos, elétrons, prótons e de outras partículas subatômicas. Simplificando, a mecânica quântica sugere que a realidade é completamente diferente da que observamos. 

A superposição quântica afirma que uma partícula de átomo, elétron ou fóton pode existir em vários estados de energia ao mesmo tempo, enquanto não é observado.

A ideia de Schrödinger era solucionar o paradoxo da superposição quântica, na qual propôs, teoricamente, colocar um gato dentro de uma caixa com partículas radioativas, que em um momento aleatório podem ser liberadas ou não. Caso seja liberado o gato a morte, caso contrário, o animal continua vivo. Como ninguém sabe quando ou se as partículas serão liberadas, enquanto a caixa não for aberta o gato pode ser considerado vivo e morto.

Para explicar a teoria de Erwin Schrödinger, usamos a Interpretação dos Muitos Mundos, na qual todas as decisões que tomamos cria dois universos paralelos.

Exemplificando: Uma pessoa tem o caminho A e B para seguir, a partir do momento que ela escolhe, por exemplo, A, outra possibilidade passa a existir, criando um novo universo onde ela teria escolhido o caminho B.

Uma dos momentos mais importantes da vida de Erwin Schrödinger foi a conquista do Prêmio Nobel de Física de 1933.

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only