segunda-feira, 16 de março de 2020

Cientistas detectam a maior explosão cósmica desde o Big Bang

O universos continua nos surpreendendo e mostrando toda a sua força, alcançando números estratosféricos.

Explosão/Reprodução
Reprodução

Cientistas detectaram uma imensa explosão que aconteceu a 390 milhões de anos-luz da Terra na aglomerado de galáxias de Ophiuchus, que possuí em seu centro um buraco negro com massa equivalente a 10 milhões de sóis. A explosão resultou em uma cratera colossal que equivale ao tamanho de incríveis 15 Vias Lácteas.


Nasa/Reprodução
Nasa/Reprodução

Em um artigo do The Astrophysical Journal, a equipe de cientistas que registrou o evento relataram que essa foi a maior explosão cósmica desde o Big Bang, que formou nosso universo há cerca de 13,8 bilhões. Depois da explosão, o buraco negro da galáxias de Ophiuchus não está mais ativo.

Em comunicado, a cientista Melanie Johnston-Hollitt disse: "Já vimos explosões nos centros de galáxias antes, mas essa é realmente muito grande — e não sabemos por quê".

Inicialmente, os cientistas pensavam que a descoberta havia sido fruto de um erro. Mas com o passar do tempo e diversos estudos realizados com equipamentos astronômicos, foi confirmado que a imensa explosão realmente aconteceu.

A descoberta foi feita através de equipamento como o satélite espacial X-ray Multi-Mirror Newton, da Agência Espacial Europeia, e o telescópio espacial Observatório de raios-X Chandra, da NASA. A explosão foi cinco vezes mais forte do que o antigo detentor de maior explosão cósmica, claro, após o Big Bang .

Fique por dentro de um novo mundo curtindo e seguindo CAVASIER no Facebook, Instagram e Twitter e se inscrevendo no canal no YouTube

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only